sábado, 7 de maio de 2011

Cura do mal Parkinson através da música.

Blogger: Painel

“Toda a doença é um problema musical; toda a cura é uma solução musical.”



Até começar a ler os livros de Oliver Sacks, a minha compreensão sobre o papel da música sobre o ser humano estava mais voltada para a contemplação estética do que para os seus insuspeitados efeitos clínicos. A musicoterapia pode passar a uma primeira vista a idéia de uma atividade realizada mais para promover um “relax” dos pacientes, do que, em alguns casos, como única forma possível de promover melhorias em quadros neuropatológicos graves.


Os casos clínicos relatados pelo Dr. Sacks no seu livro Alucinações Musicais remete diretamente à tragédia educacional brasileira. Ao longo de décadas de ditadura, os sucessivos governos militares dizimaram o ensino de música e o canto orfeônico nas escolas. Os militares foram para o Brasil os Exterminadores do Futuro, pois ao extirpar o ensino musical desde a infância, impediram que as gerações, à medida que vão avançando em idade, tenham um contato mais íntimo com os assuntos de música, uma vez que não encontram apoio no tesouro maravilhoso de antigas memórias do aprendizado de algum instrumento musical na fase infantil.

A tragédia brasileira se consuma na maneira como a faixa etária da terceira idade encara o aprendizado da música: algo destinado às crianças superdotadas e grandes intérpretes em potencial, nunca uma atividade essencial para manter o cérebro irrigado e em ótimo funcionamento. Pois posso afirma sem medo de errar, que a aprendizagem da música e o ato de tocar são a única atividade humana que provoca a plenitude de funcionamento dos dois hemisférios cerebrais, levando-os a uma harmonia absoluta. Aprender a toca piano, por exemplo, não desemboca necessariamente na carreira de concertista, mas para os velhos é tão vital quanto o exercício físico.

A simples audição da música clássica põe em funcionamento algumas zonas do cérebro que jamais se ativam durante a existência dos não apreciadores e não músicos. A execução de um instrumento por pacientes Parkinsonianos, senão os cura provoca neles instantes de pura magia, onde todos os sintomas desaparecem sob o ressurgir de um corpo dotado de movimentos harmônicos. O Dr. Sacks relata os seguintes casos:

“Testemunhei esse fato recentemente em um recital do eminente compositor e regente Lukas Foss, hoje parkinsoniano. Ele embarafustou pelo palco numa disparada quase incontrolável, mas assim que se sentou ao piano, pôs-se a tocar um noturno de Chopin com primoroso controle, timing e graça – e recaiu na festinação assim que a música terminou.

Esse poder da música foi inestimável para outro extraordinário paciente pós-encefalítico, cujos movimentos eram rápidos demais de lado direito do corpo e lentos demais do lado esquerdo. Não conseguimos descobrir nenhum modo adequado de medicá-lo, pois tudo o que melhorava um lado piorava o outro. Mas ele adorava música, e tinha um pequeno órgão em seu quarto. Com isso – e só com isso -, quando ele se sentava e tocava, conseguia usar as duas mãos harmonicamente e em sincronia.”

No Brasil, o mais famoso caso de parkinsoniano a se socorrer da música é o ator Paulo José, que usa o piano como terapia ao seu mal e lhe dá forças para conviver com o problema. Infelizmente o ensino exterminado pela mentalidade tecnicista dos militares não vislumbra a luz do fim do túnel, pois o pensamento tecnicista está voltando a seduzir os cérebros dos atuais gestores da educação em nosso país.

Referências: Livro de Oliver Sacks “Alucinações Musicais”.
Entrevista do ator Paulo José a revista Istoé


Fonta da Notícia : http://www.blogpaedia.com.br/2008/05/msica-cura-o-mal-de-parkinskon.html

Parkinson, terapia, música, ensino, canto, ensino de piano, musicoterapia, Oliver Sacks, Paulo José, ensino tecnicista

Um comentário:

  1. Eu realmente aprecio o Dr. AKHIGBE, meu nome é LAURIE HUGHES. Eu nunca vou parar de testemunhar DR AKHIGBE, Felicidade é tudo o que vejo agora. Nunca pensei que serei curado do vírus HIV novamente. DR AKHIGBE fez isso por mim Eu sofro de uma doença mortal (HIV) nos últimos 2 anos, gastei muito dinheiro indo de um lugar para outro, de igrejas para igrejas, os hospitais têm sido minha casa todos os dias residência. As checagens constantes têm sido meu hobby até este dia fiel. Vi um testemunho de como o DR AKHIGBE ajudou alguém a curar rapidamente sua doença pelo HIV na Internet. Copiei seu email, que é drrealakhigbe@gmail.com, apenas para fazer um teste. para ele, ele me pediu para fazer algumas coisas que eu fiz, ele me disse que me forneceria a cura à base de plantas, o que ele fez, então ele me pediu para fazer um exame médico depois de alguns dias, depois de usar o cura herbal e eu fiz, eis que eu estava livre da doença mortal, até agora nenhum HIV em mim novamente, ele só me pediu para postar o testemunho em todo o mundo, fielmente estou fazendo isso agora, todo o testemunho de DR AKHIGBE é verdadeiro, por favor IRMÃO e IRMÃ, MÃE e PAI, ele é ótimo, devo-lhe em troca. se você está tendo um problema semelhante, basta enviar um e-mail para drrealakhigbe@gmail.com ou você pode enviar o número de celular dele para o número 2348142454860 DOENÇAS CARDÍACAS, INFECÇÃO EXTERNA, EPILEPSIA, AVC, ESCLEROSE MÚLTIPLA, Náusea, vômito ou diarréia, DOENÇA DE PARKINSON. FRIO COMUM, LÚPUS, ECZEMA, DOR TRASEIRA, DOR COMUM. .ETC. Envie um e-mail para drrealakhigbe@gmail.com ou o que é seu APP. 2348142454860 ele é um homem realmente bom e honesto.
    site ... https: drrealakhigbe.weebly.com

    ResponderExcluir